Início
›
O seu Blog da Procão
›
Shampoo para cachorro: como escolher o produto ideal para cada tipo de pet?
Shampoo para cachorro: como escolher o produto ideal para cada tipo de pet?
em 29 de Apr de 2025
O shampoo para cachorro já é um item básico na lista dos tutores que têm o costume de dar banho no pet em casa. Principalmente em épocas do ano mais quentes ou para quem tem um peludinho que adora uma bagunça com bastante sujeira.
Mas assim como acontece na hora de comprar um produto para nós, humanos, sempre bate aquela dúvida: há um tipo certo de shampoo para cachorro? Como escolher a melhor opção para o meu pet?
São diversas as marcas e fórmulas disponíveis no mercado, mas nem todas (apesar da boa qualidade) são adequadas para todas as raças, tamanhos e características físicas de cada pet.
Neste conteúdo trouxemos algumas dicas básicas do que levar em consideração na hora da compra. Confira!
Dicas práticas para escolher o shampoo para cachorro
Assim como nós, os peludinhos também têm suas particularidades e características únicas. Por isso, a escolha do shampoo ideal não pode ser feita no momento da pressa e deve ser muito bem estudada.
Diversos fatores interferem na composição do produto, então não se esqueça de verificar na embalagem e rótulo as recomendações da marca e selos de garantia. Afinal, é preciso tomar cuidado para que todos os produtos escolhidos sejam aprovados pelos órgãos regulamentadores.
1. Shampoo para cachorro é shampoo para cachorro
E é muito importante que o tutor tenha sempre isso em mente! Esqueceu de comprar o shampoo do seu peludinho, mas está na hora do banho? Passe bem longe da prateleira de shampoo no banheiro.
Isso porque, apesar do que a maioria dos tutores pensa, as composições de ambos os produtos são bem diferentes e podem prejudicar seriamente a saúde do seu amigo de quatro patas.
Os níveis de pH da pele humana são mais ácidos do que os de nossos pets e, por este motivo, usar fórmulas próprias para o couro cabeludo humano pode desencadear alergias, irritações e até mesmo queda de pelo.
A composição inadequada também torna a pele dos pets o ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças, como os fungos.
Então já sabe, não é? O shampoo indicado para o seu pet deve sempre ter descrito na embalagem a especificação de uso veterinário.
2. Seu pet é alérgico a algum dos componentes da fórmula?
Mesmo que o shampoo para cachorro escolhido seja de uso veterinário, é possível que algum dos componentes da fórmula desencadeie reações alérgicas no seu pet. Então é muito importante verificar todas as informações disponíveis no rótulo.
Se a alergia do seu peludinho já foi diagnosticada pelo veterinário, que tal verificar com o médico a compatibilidade do produto antes da compra?
Mas se você ainda não sabe se o seu pet apresenta qualquer tipo de reação alérgica, invista sempre em produtos hipoalergênicos ou que pelo menos contenham o selo de dermatologicamente testado.
Algumas marcas disponíveis no mercado foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir ao máximo a possibilidade de reações alérgicas. Geralmente esse tipo de informação está presente logo na embalagem.

Relaxing bath foam to a Golden Retriever dog
3. Pets com pelagem longa demandam cuidados especiais
Quem tem cabelo comprido sabe bem a dificuldade de encontrar produtos de higiene que limpem sem embaraçar os fios. E isso também acontece com os pets de pelagem longa.
É claro que a escovação pós-banho faz toda a diferença, mas é importante que o tutor busque por opções de shampoo que não deixem o pelo ressecado e cheio de nós.
Neste caso, uma boa escolha é o shampoo com condicionador que, além de remover a camada de sujeira, também mantém os fios soltos e muito macios.
4. Escolha um shampoo próprio para filhotes
Muito se discute ainda sobre quando dar o primeiro banho no filhote, mas a comunidade veterinária parece ter chegado à uma conclusão: vale a pena esperar pelo menos os primeiros 45 dias.
Mas isso não significa que, passado esse período, todas as regras básicas de banho se aplicam ao pet recém-chegado. Afinal, o filhote ainda está em uma fase mais delicada e de muitas mudanças.
O shampoo para filhotes possui pH ideal para os pequenos, aroma mais suave e propriedades hidratantes e calmantes. Além disso, sua composição é hipoalergênica e remove a sujeira sem agredir a pele.
5. Shampoo para cachorro que foge do banho!
Todo mundo conhece um pet que corre de água, não é mesmo? Com esses peludinhos, a hora do banho é sempre mais agitada e um verdadeiro desafio. Mas isso não é desculpa para descuidar da higiene!
Uma ótima opção para manter seu pet sempre limpo, e livre de maus odores, é o shampoo a seco. Basta borrifar o produto sobre o pelo do seu pet e finalizar com um tecido macio e seco. Rápido, prático e muito eficiente!
É claro que o shampoo a seco não substitui o banho convencional, mas é a solução ideal para espaçar os banhos com água, em especial nos períodos mais frios do ano.
Gostou das nossas dicas sobre como escolher shampoo para cachorro? Então leia também: Banho cachorro em casa! Saiba dicas e cuidados importantes
Compartilhar
