Dono não, Tutor! Por que não se usa mais a palavra dono para o Pet?

em 30 de Apr de 2025
Navegação

    Para quem não está por dentro do mundo pet, a nomenclatura “tutor” pode soar estranha ou até mesmo exagerada demais.

    Afinal, não seria só uma palavra?

    Por que não continuar usando “dono”, uma palavra tão mais simples, presente no nosso cotidiano há décadas, ao invés de “tutor” de nossos cãezinhos e gatinhos (ou outros tantos animais)? Seria o politicamente correto ultrapassando o limite do razoável?

    A Procão te explica! Por que não se usa mais a palavra dono para o Pet? =)

     

     

     

     

    QUEM É DONO, POSSUI ALGO. E NINGUÉM POSSUI UM CÃOZINHO OU GATO

    Segundo o dicionário Michaelis, dono é “proprietário, possuidor, possuinte”. É, também, “aquele que tem pleno domínio sobre algo ou sobre si mesmo”.

    tutor, segundo o mesmo Michaelis, “é aquele que tutora, que exerce tutoria, jurídica ou não”. É, também, “indivíduo que protege, ampara ou defende alguém ou algo mais frágil; guardião”.

    E aí, o que soa melhor?

    O que define melhor uma relação saudável entre pets e humanos? Dono ou tutor? Somos donos dos nossos pets, e podemos fazer o que bem entender com eles, afinal, nos pertencem, ou apenas os tutoramos, protegemos e amparamos, como verdadeiros guardiões?

     

     

    MAUS TRATOS AOS ANIMAIS: UMA REALIDADE QUE PRECISA SER MUDADA

    Você é dono do seu celular.

    Amanhã ou depois, quando enjoar, pode trocar por um mais novo, mais bonito ou mais moderno. Pode também, se der na telha, jogar fora, vender ou até mesmo arremessar no chão na hora raiva (vai te dar um prejuízo enorme, mas até aí, o dinheiro é seu).

    Quando falamos em animais, as coisas são bem diferentes. Animais não são coisas, e por isso não podem pertencer a alguém.

    Não podemos trocá-los quando bem entendermos. Muito menos jogá-los “fora” para comprar um “novo”.

    Sabemos que não é o seu caso, mas, infelizmente, ainda há muita gente que pensa assim.

    Todo dia milhares de animais são vítimas de violência mundo afora, às vezes por puro “divertimento”, ou abandonados à própria sorte nas ruas.

    Isso acontece porque, para alguns, animais não são seres vivos, são propriedades. São como coisas. É como se não tivessem sentimentos ou não sentissem fome, sede, frio, calor…

    E é por isso que a simples mudança de nomenclatura, de dono para tutor, pode fazer uma revolução, pois deixa claro que a vida do pet pertence ao pet, mas que podemos colaborar para o seu bem-estar, saúde e felicidade.

    E, durante esse caminho, sermos muito felizes juntos. =)

     

    Por que não se usa mais a palavra dono para o Pet? =)

    Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog. 

    E não deixe nos seguir no Instagram e no Facebook também!