Cuidados especiais para o seu pet curtir o verão

em 29 de Apr de 2025
Navegação

    Você já deve ter percebido que os cães e gatos não transpiram como nós. Ao contrário, estes animais possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo. A maior parte delas fica localizada nos coxins, as almofadinhas das patas. Uma região pequena, que não é suficiente para controlar a temperatura de todo o corpo dos animais no verão.

    Pensando no bem-estar dos nossos amigões, preparamos um post especial para você observar seu pet durante os dias intensos de calor e claro, proporcionar a eles mais qualidade de vida e muitos dias de diversão.

    O primeiro passo para inserir na sua rotina, caso ainda não faça, é o uso do protetor solar. Pois, assim como nós, humanos, os pets também estão expostos aos efeitos cumulativos da radiação ultravioleta (UV), que pode ocasionar em doenças como dermatite solar, doenças de pele autoimunes e câncer de pele.

    A doença fotoinduzida pelos raios solares mais comum é a dermatite solar, conhecida também como dermatite actínica. Ela é caracterizada por lesões de queimadura devido à exposição aos raios solares, e o maior problema é que essas lesões podem evoluir para um câncer de pele, muitas vezes de difícil tratamento.

    Lembre-se:

    1. Use protetor solar de uso veterinário;
    2. Aplique nas regiões com menos pêlos, como nas orelhas, focinho, barriga;
    3. Evite a exposição solar entre o período das 10h às 16h;
    4. Não deixe de proteger seu pet também em dias nublados ou ambientes internos;
    5. Reaplique o protetor solar a cada 2 horas.

    Além da importância do protetor solar, é também necessário estar atento aos passeios pelas ruas com nossos pets, pois nessa época do ano, as patinhas entram em contato com o chão quente, areia e podem ocasionar queimaduras. Por isso, é indicado fazer uso de uma loção hidratante para ser aplicado nas almofadinhas das patas, para prevenir o ressecamento e também as queimaduras.

    Outro cuidado é em relação aos olhos que ficam expostos ao calor e ao vento e podem causar secura ocular, desconforto e coceira. Para amenizar e ajudar seu pet, o ideal é fazer uso de um lubrificante oftálmico, sendo aplicado uma gota em cada olho, antes ou depois dos passeios e banhos, pois irá ajudar não apenas na higienização, mas também na prevenção do ressecamento ocular.