Coronavírus: Meu pet está exposto ao vírus?

em 30 de Apr de 2025
Navegação

    A OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu como pandemia a rápida expansão do novo coronavírus pelo mundo, causando a doença denominada Covid-19. Segundo o órgão, uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença, indicando que ela se espalhou por todos os continentes de maneira sustentada de pessoa para pessoa.

    Mas, além da preocupação com a transmissão humana, uma dúvida paira sobre a mente de pais e mães de pet: cachorros e gatos podem contrair ou transmitir o novo coronavÍrus também? O contato deve ser restringido? Quais cuidados devem ser tomados?

     

    NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE TRANSMISSÃO DO NOVO CORONAVÍRUS

    A Organização Mundial da Saúde está monitorando pesquisas, mas não há, até o momento, qualquer evidência de que o pet possa ficar doente ou transmitir o novo coronavÍrus.

    A confusão sobre o assunto pode ter origem em Hong-Kong, na China. No início de março, um cachorro testou positivo para o novo coronavírus, mas com nível de infecção fraca e incapaz de desenvolver e transmitir a doença. Como o cachorro teve contato com um humano infectado, o mais provável é que o vírus encontrado na saliva seja o resultado de seu contato próximo com a tutora, que estava com a doença.

    De qualquer forma, trata-se do único caso no mundo em que um cachorro testou positivo para o novo coronavírus e, ainda assim, sem o desenvolvimento da doença ou a possibilidade de transmissão para humanos.

     

    O CORONAVÍRUS EM CACHORROS E GATOS

    Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral que causam doenças respiratórias em humanos e animais, mas o novo coronavírus não afeta o pet.

    Em cães e gatos, alguns membros da família coronavírus causam doenças conhecidas, como a gastroentérica, no caso de cães, que tem como sintomas principais o vômito, a diarreia e a prostração, e a PIF (Peritonite Infecciosa Felina), no caso de gatos, que tem como manifestações principais a diarreia, o inchaço abdominal e algumas alterações neurológicas, devendo ter atenção à prevenção, pois trata-se de uma doença incurável.

    Para todos os casos, a transmissão acontece somente de espécie para espécie: ou seja, gatos e cachorros não transmitem a doença para seres humanos.

     

    CUIDADOS NA INTERAÇÃO COM O PET

    O pet não se contamina e nem transmite o novo coronavírus, mas as autoridades de saúde recomendam reforço nas medidas de higiene.

    Por isso, lave as mãos antes e depois de tocar o seu cãozinho ou gato e seus alimentos, ou entrar em contato acidentalmente com urina e fezes. São medidas importantes, pois trata-se de um vírus novo e que ainda está sendo estudado e entendido.

     

    EXERCITE O SEU CÃOZINHO

    Como alguns pets precisam se exercitar para manter a saúde, é importante mantê-los ativo durante essa quarentena. Por isso, invista em brincadeiras divertidas, que os entretenham e também exercite. Uma ideia interessante é encher uma garrafa pet de ração ou petiscos para que o cãozinho use para pescar comida e correr pelo quintal.

    Como o objetivo é ficar em casa, os passeios só devem ser mantidos em último caso, quando não há espaço para outras atividades ou a saúde do cachorro possa ser prejudicada.

    Em caso de passeios, evite locais de grande aglomeração, dando voltas breves no quarteirão, por exemplo, e não tendo contato físico com humanos e outros animais. 

    Ao voltar, tire os sapatos e coloque as roupas usadas para lavar. 

    Para higienizar o pet, utilize um bom shampoo a seco. O Shampoo Banho a Seco da Procão é uma ótima opção, pois limpa profundamente e age de maneira rápida, sem causar estresse, eliminando o mau cheiro e deixando os pelos macios e brilhantes.

     

    PROTEJA-SE E PERMANEÇA EM CASA

    O momento é de autocuidado e preocupação com o coletivo.

    Por isso, não deixe de seguir à risca as orientações para evitar o contágio de humano para humano também. Evite grandes aglomerações, permaneça em casa, sempre que possível, reforce a higiene pessoal e evite comprimentos próximos, como apertos de mão, abraços e beijos.

    Esse momento vai passar, mas é importante que cada um faça a sua parte.

     

     

    Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.

     

    E não deixe nos seguir no Instagram e no Facebook também!