Como escolher a ração ideal para o seu pet?
Ir ao pet shop e escolher uma ração para o seu pet ficou bem mais difícil. Afinal, existem inúmeras opções com marcas, sabores e características diferentes que geram uma grande dúvida na cabeça.
Algumas pessoas escolhem pelo preço, outras pela marca ou ainda pelo sabor e aparência, mas sabia que é preciso avaliar outros aspectos para selecionar uma boa ração para o seu animalzinho?
Por isso, nós vamos contar o que você precisa analisar para escolher a ração ideal para o seu pet e mantê-lo sempre nutrido e saudável.
O que levar em conta na hora de escolher a ração?
Raça
Cada raça tem demandas específicas de nutrientes, vitaminas e minerais. O Pastor Alemão, por exemplo, necessita de uma ração que contenha cálcio e outros nutrientes que fortaleçam o sistema ósseo e as articulações.
Além disso, algumas raças precisam de rações com formato e tamanho diferente. Um exemplo são os cães braquicefálicos (com focinhos curtos), como o Bulldog e o Shih tzu, que necessitam de formatos com ondulações para conseguirem se alimentar.
Porte

As necessidades nutricionais mudam de acordo com o tamanho do seu pet – pequeno, médio ou grande. Raças pequenas têm o metabolismo mais acelerado e, por isso, precisam de uma ração que supra essa alta demanda energética.
Também é importante oferecer para os cães de pequeno porte uma ração com tamanho menor, para que possa ser mastigada e digerida facilmente. Já os cães grandes devem seguir uma dieta equilibrada, pois tendem a ser menos ativos e ganhar peso com facilidade.
Idade
De acordo com a necessidade nutricional de cada fase, existem rações específicas para pets filhotes, adultos e idosos. Filhotes, por exemplo, estão em desenvolvimento e precisam de mais proteína, pois estão desenvolvendo massa muscular e pelagem.
Para os cães adultos, as rações têm menos nutrientes que estimulam a formação de cálculos nos rins e na bexiga. Por fim, as rações para pets idosos têm a função de prevenir problemas da idade, como diabetes e cardiopatias.
Nível de atividade física

Se o seu bichinho não pratica ou faz menos de 1 hora por dia de exercício física, ele precisa de aproximadamente 10% a 25% menos calorias que um cachorro muito ativo.
Os pets sedentários também têm maiores chances de desenvolver obesidade, por isso devem comer uma ração que controla o ganho de peso.
Matéria-prima
As rações são classificadas em comum, standard, premium e super premium. A grande diferença entre elas está na qualidade e na fonte de ingredientes. O ideal é sempre optar pelas premium e super premium.
Além disso, observe os ingredientes da formulação e dê preferência às rações feitas com produtos de origem animal.
Estado de saúde
Se seu pet tiver algum problema de saúde, como obesidade, alergias, distúrbios renais ou doenças cardíacas, opte por rações desenvolvidas para ajudar no tratamento da doença. Mas, lembre-se, elas só devem ser usadas com orientação do seu veterinário de confiança.
Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.
E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!
Compartilhar
