6 dicas para dar banho em cachorros no inverno

em 29 de Apr de 2025
Navegação

    Quando chega o inverno dá aquela vontade de pular a hora do banho, afinal é preciso coragem para enfrentar o frio e entrar embaixo do chuveiro. Para os cachorros, essa também não é uma época convidativa para o banho.

     

    Assim como nós, eles sentem frio e podem ter a imunidade bastante reduzida nessa época. Por isso, você deve ter uma atenção especial ao dar banho no seu cachorro durante o inverno

     

    Quer saber quais são os cuidados necessários para manter seu pet limpinho e cheiroso, sem que ele passe frio? Então, continue a leitura e confira o que fazer.

     

    Banho cachorro no inverno

     

    1) Dê banho dentro de casa ou em ambientes fechados

     

    No inverno, não recomendamos os banhos ao ar livre, pois o frio e o vento podem provocar doenças respiratórias no seu cão, como tosse e pneumonia. 

     

    O ideal é dar banho dentro de casa ou em ambientes fechados e que não demore muito tempo. Você também pode ligar um aquecedor para evitar que ele sinta frio.

     

    2) Escolha os horários mais quentes do dia

     

    Dar banhos nos dias em que o sol aparece, nem que for um pouquinho, é a melhor alternativa. Mas, no inverno, isso nem sempre é possível. 

     

    Por isso, opte pelos horários mais quentes do dia, ou seja, entre 11h até às 15h, para dar banho seu pet. Dessa forma ele não vai sentir tanto frio!

     

    3) Utilize água morna

     

    Nada de água ‘pelando’, pois pode queimar a pele do seu bichinho. Muito fria também não é indicada, porque pode provocar hipotermia. O melhor é que a água esteja aquecida, mas na temperatura morna.

     

    Use o shampoo neutro para limpar e hidratar a pele do cão. O Shampoo Neutro Procão tem uma fórmula especial com óleo de amêndoa e propriedades emolientes, que limpa profundamente, promove brilho e maciez nos pelos.

     

    Shampoo neutro - banho cachorro inverno

     

    4) Preste atenção na secagem

     

    A secagem é muito importante para que seu animalzinho não fique doente. Uma secagem bem feita evita resfriados, pneumonias e problemas na pele, como dermatite. 

     

    Para secá-lo, você deve envolvê-lo em uma toalha para retirar o excesso de água.  Em seguida, utilize o secador e uma escovinha para garantir a secagem completa.

     

    5) Se atente a frequência dos banhos

     

    Durante o inverno é recomendado diminuir a frequência de banhos do seu pet. Para cachorros com pelos curtos, o aconselhável é um banho a cada 30 dias.

     

    Já para os que possuem pelos longos, os banhos podem ser a cada 15 dias. Agora, para raças que não têm um pelo propriamente dito, têm cabelo, como o Maltês, Yorkshire e Shih-tzu, o ideal é tomar banhos semanais. 

     

    banho cachorro inverno

     

    6) Aposte em banho a seco 

     

    Para evitar molhar seu cachorro em dias frios, os banhos a seco são uma ótima opção. Eles limpam os pelos, eliminam as bactérias e deixam um cheirinho agradável. Tudo isso sem a necessidade de enxágue. 

     

    O Banho a Seco Procão foi especialmente desenvolvido para a higiene do seu cachorrinho. Ele age de forma rápida, prática e econômica, eliminando o mau cheiro e a sujeira. Além disso, deixa os pelos macios e brilhantes.

     

    Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.

    E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!