4 dicas para cuidar da higiene bucal do seu cachorro
em 29 de Apr de 2025
Muitos tutores de pets não sabem, mas cuidar da higiene bucal do cachorro é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar do bichinho. Isso porque esse hábito evita aquele probleminha chato de mau hálito e ainda previne outras doenças que podem afetar a saúde do seu amigo peludo.
Por isso, o ideal é que você comece os cuidados com a saúde bucal do seu cãozinho desde cedo, quando ele ainda for filhote. Mas, afinal, o que você deve fazer para cuidar da higiene bucal do seu cachorro?
Nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a manter sempre em dia a saúde bucal do seu pet. Confira a seguir!
1) Crie uma rotina de higienização

Escovar os dentinhos do seu cachorro não é frescura ou exagero! A falta de escovação pode levar à doença periodontal, provocando mau hálito, perda precoce dos dentes e até danos aos rins, fígado e coração.
O recomendado é fazer a escovação uma vez ao dia ou, se não for possível, pelo menos 3 vezes na semana. Para isso, use uma escova de dentes e creme dental específicos para cachorro. Se for filhote, use escova no estilo “dedeira”.
2) Use produtos para cuidar da saúde bucal do seu pet
Existem vários produtos para ajudar na limpeza bucal do seu cão, que controlam o tártaro, mau hálito e muito mais. Os mais práticos e eficientes são os enxaguantes bucais (que devem ser colocados na própria água do cachorro), petiscos funcionais, sprays antissépticos, e brinquedos antitártaro.
O Fresh Dent da Procão é um enxaguante bucal desenvolvido exclusivamente para cães e gatos. Ele possui exclusiva ação 2 em 1: auxilia na redução do tártaro e da placa bacteriana e refresca o hálito do pet!
Ele pode ser usado diariamente e facilita sua vida na hora de cuidar da higiene oral do seu bichinho. É muito fácil usar o Fresh Dent: basta diluir em água fresca e deixar para o cão tomar ao longo do dia.
3) Tenha uma atenção especial com a alimentação

A escolha da ração é outro ponto importante para manter a higiene bucal do seu cachorro em dia. Uma ração equilibrada e de qualidade pode reduzir em 55% o acúmulo de tártaro nos dentes.
O melhor é optar por rações mais sequinhas, com grânulos firmes e maiores. Além disso, prefira opções enriquecidas com hexametafosfato de sódio ou tripolifosfato de sódio, compostos minerais que ajudam na prevenção da doença periodontal.
4) Visite periodicamente o veterinário
As consultas regulares com o veterinário são importantes para um check-up geral, mas também para que o profissional faça um exame dentário de rotina e identifique qualquer alteração ou problema na boca do seu bichinho.
O veterinário também poderá avaliar a necessidade de uma limpeza profissional nos dentes do seu cãozinho. Os filhotes (até os 6 meses de idade) devem fazer consultas mensais, já para os adultos, o indicado são consultas anuais e, para os idosos, consultas semestrais.
Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.
E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!
Compartilhar
