Quais os cuidados que você deve ter com seu pet no verão?

em 29 de abr. de 2025
Navegação

    O verão é uma época deliciosa para fazer passeios ao ar livre com seu amigo peludo, levá-lo para a praia e a piscina. Mas, além da diversão, é necessário tomar alguns cuidados especiais com seu cachorro para prevenir problemas típicos dessa estação do ano.

    Quais os cuidados que você deve ter com seu pet no verão?

    As altas temperaturas e a constante exposição ao sol não são tão difíceis para os cães. Eles sofrem com o calor excessivo e as consequências podem ir desde um mal estar até desidratação, queimaduras e choque térmico.

    Entretanto, você pode garantir o bem-estar do seu cachorro em dias quentes adotando algumas precauções básicas. Para te ajudar, listamos os principais cuidados que você deve ter com seu pet no verão . Confira:

    1) Ofereça sempre água fresca em abundância

    Com o calor, seu bichinho pode apresentar desidratação. Para que isso não aconteça, você precisa oferecer mais água para ele durante todo o dia. Então, no verão, espalhe mais potes de água pela casa e faça trocas com frequência, mantendo a água sempre fresca.

    Se quiser, também pode adicionar uma ou duas pedras de gelo na água do bebedouro para deixar-la fresca por mais tempo.

    2) Evite passeios em horários de temperaturas mais elevadas

    Quais os cuidados que você deve ter com seu pet no verão?

    Nos dias quentes é melhor fazer os passeios nos horários mais frescos, ou seja, antes das 9h e depois das 18h. Esse cuidado é importante porque o asfalto quente pode provocar queimaduras nas patinhas do seu cachorro.

    Além disso, a exposição excessiva ao sol nos horários próximos ao meio dia aumenta o risco de câncer de pele, principalmente em cães com pelagem branca, clara ou sem pele.

    3) Fique atento à frequência dos banhos

    Para refrescar o calor, muitos tutores acabam dando mais banhos em seus pets. Mas, os banhos em excesso retiram a proteção natural da pele. Assim, o cachorro fica mais exposto a problemas dermatológicos, como alergias, fungos e bactérias.

    Por isso, o ideal é manter os banhos de 15 em 15 dias e usar produtos específicos, como os shampoos, para manter a pele do seu cãozinho saudável e hidratada. O Shampoo Neutro da Procão pode ser usado em cães de qualquer tamanho e tonalidade de pelos.

    Ele é desenvolvido com óleo de amêndoas, que hidrata e amacia os pelos, deixando-os mais simples de escovar e profundamente limpos.

    4) Certifique-se de que o cão está protegido de pulgas e carrapatos

    No verão temos uma combinação de calor e umidade, que são ideais para o surgimento de pulgas e carrapatos nos cachorros. Para garantir que seu melhor amigo fique protegido você deve manter a higiene dele em dia e fazer a limpeza frequente do ambiente onde ele vive.

    Outra solução é usar produtos específicos. A Bandana Repelente da Procão mantém seu animal de estimação protegido de pulgas, carrapatos, insetos, mosquitos e a mosca que transmite a Leishmaniose e a Miíase (bicheira). Prática e eficiente, ela é totalmente atóxica e dura até 50 lavagens.

    5) Nunca deixe o cachorro em lugar quente e abafado

    Quais os cuidados que você deve ter com seu pet no verão?

    Ambientes pouco ventilados e com incidência de sol, como veículos fechados, podem provocar insolação, levando seu cachorro à morte. Por isso, nunca deixe seu animal preso no carro, nem que o veículo esteja na sombra!

    Nos dias quentes, procure também colocar a casinha e os caminhantes do seu bichinho em áreas mais frescas da casa. Ligar o ar condicionado para refrescar o ambiente é uma opção, mas tome cuidado para não usá-lo em excesso, pois pode fazer mal para o cachorro.

     

    Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.

    E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!