Outubro Rosa: Câncer de mama também afeta os animais de estimação

em 29 de abr. de 2025
Navegação

    Assim como em humanos, cães e gatos também podem ser acometidos por tumores mamários. Com maior incidência em fêmeas, sendo mais comum em cadelas com idade entre 4 e 12 anos e, em gatas, a partir de um ano. Contudo, uma pequena porcentagem, menos de 5% também acomete os machos.

    Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a incidência da neoplasia alta, atinge cerca de 60% das cadelas e 30% das gatas e, cerca de 80% dos casos de neoplasias em cadelas, ocorrendo a neoplasias malignas, já em gatas esse percentual chega a 90%.

    Um número que poderia ser menor caso a conscientização e prevenção fossem realizadas da forma correta, pois boa parte dos tutores, ainda não possuem informações sobre os riscos do câncer de mama em animais de estimação.

    ENTENDA OS SINAIS

    Para identificar os sinais de tumores em cadelas e gatas é importante ficar atento ao surgimento de nódulos nas mães e nas feridas que podem aparecer na mãe ou ao redor da pele. Outros sinais também podem aparecer, como dores, inchaço e aumento das mamas e secreções.

    Ao identificar alguns desses sintomas o animal deve ser levado imediatamente ao médico veterinário.

    Câncer de mama também afeta cachorros e gatos | Tribuna do Paraná