Fez a castração do seu pet? Veja os cuidados que você deve ter

em 30 de abr. de 2025
Navegação

    A castração de animais de estimação é um assunto muito importante porque tem a ver com a saúde do próprio bicho. Mas, também é um caso de saúde pública e de controle da superpopulação de animais.

    A castração de cães ou gatos é um procedimento cirúrgico de baixa complexidade e para sua realização é aplicada anestesia geral.

    Entre a comunidade veterinária, a castração é altamente recomendada. Pois, ocorrendo no período certo, ela previne várias doenças dos aparelhos reprodutores do macho e fêmea, como câncer de próstata e de mama.

    Do ponto de vista da saúde pública e controle de zoonoses, a castração também evita a vigilância de doenças e o abandono de cães e gatos em demasia.

    Mas você sabe quais são os cuidados necessários após a castração do seu pet? Confira algumas dicas para cuidar melhor do seu animal de estimação nesta hora tão importante.

    Mas para falar de cuidados pós-cirúrgicos, vale ressaltar que antes da cirurgia o dono deve procurar uma clínica segura.

    Peça regular e referências de clínicas particulares e faça uma consulta prévia com o seu animal de estimação. Ter um bom aparelho cirúrgico e terapêutico é fundamental.

    O serviço público oferece periodicamente campanhas de castração. Além do serviço ser gratuito, geralmente são realizados em centros universitários específicos e com supervisão clínica adequada. Procure se informar. E aproveite que está se informando, dê uma passada no Momento Pet , o blog da Procão.

    Cuidados pós-cirúrgico

    A alta após a cirurgia de castração é, em geral, dada no mesmo dia para os machos e em 24 horas para as fêmeas, pois no caso o procedimento é mais invasivo e requer um período maior de observação.

    Com o animal em casa os principais cuidados devem ser:

    Medicação : use apenas a medicação prescrita pelo veterinário. Nos primeiros sete dias após a castração o médico veterinário costuma indicar o uso de anti-inflamatórios.

    Higiene : o local da cirurgia deve ser higienizado diariamente para uma troca de curativo. As orientações também devem ser dados pelo veterinário e é importante seguir o risco.

    Alimentação : manter uma alimentação regular e balanceada, incluindo água para hidratação é muito importante. Se houver alterações no apetite do animal após a cirurgia, é necessário consultar o veterinário imediatamente.

    Acessórios protetores : é indispensável o uso de acessórios protetores que impeçam o contato e a manipulação do local operado, evitando que o próprio animal remova os pontos, fachada machucada ou contaminada por bactérias.

    O uso destes acessórios também “força” a segurança do animal após a castração. O descanso adequado do animal é fundamental para uma recuperação plena, sem complicações.