Estresse canino: entenda as causas e sintomas

em 29 de abr. de 2025
Navegação

    Você sabia que seu cachorro pode sofrer de estresse? Pois é, assim como os humanos, os cães também podem ficar estressados. Porém, ao contrário de nós, eles não falam e, muitas vezes, os sintomas são a chave para identificarmos o problema de imediato e, então, vir a tratar. Confira abaixo alguns sinais de que seu melhor amigo pode estar sofrendo com o estresse.

    1. Tremer ou andar de um lado para o outro

    Você já viu seu cachorro tremer depois de um banho ou rolar na grama. Esse tremor de corpo inteiro pode ser divertido e é comum, porém, em alguns casos, pode ser resultado do estresse.

    1. Chorar ou latir em excesso

    O latido e, até mesmo o choro, são as formas que o cão sabe se expressar, porém, quando isso ocorre de maneira frequente pode sim ser porque o seu amigo está passando por um período de estresse.

    1. Bocejar, babar ou lamber demais

    Assim como nós, os cães bocejam quando estão cansados ​​ou entediados, mas você sabia que eles também possuem esse hábito quando estão estressados? Outro sinal pode ser babar ou lamber descontraído, principalmente quando estão nervosos.

    1. Alterações nos olhos e ouvidos

    Cães estressados, assim como as pessoas, podem ter pupilas dilatadas e piscar repetidas vezes. Por isso, fique atento aos olhos do seu cachorro.

    1. Rosnar

    Rosnar é uma maneira óbvia de saber se seu cão está desconfortável. Pode significar que alguém está ocupando o território dele, que se sente ameaçado ou que está sentindo dor. Nem sempre seu cão rosna por estar bravo, muitas vezes tem essa atitude sem intenção de comunicar um problema.

    1. Problemas de pele

    O estresse faz com que os cães acabem se coçando preguiçoso, com isso pode vir a causar ferimentos na pele. Fique atento ao comportamento e, caso seja necessário, não se empolgue em levar sua amizade ao veterinário.

    COMO CONTROLAR A ESTRESSE DO SEU CÃO


    Agora que você já entendeu os sintomas, é hora de aprender como cuidar do seu pet a fim de tratar e melhorar a qualidade de vida dessa carinha que, por muitas vezes, é capaz de salvar o seu dia!
    Sendo assim, a dica é básica! Dedique tempo ao seu cachorro, evite deixá-lo sozinho, passeie diariamente, tire momentos para caminhadas, passeios por parques, leve brinquedos para que ele se exercite e sinta-se vivo e amado. Assim como você, seu cão também pode se sentir inseguro e demonstrar todo o seu amor é uma ótima maneira de contribuir com o seu bem-estar.