Não se trata de uma questão de...
›
O seu Blog da Procão
›
Como preparar seu pet para voltar à rotina após a quarentena
Como preparar seu pet para voltar à rotina após a quarentena
em 29 de abr. de 2025
Com o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, com isso, estreitaram os laços com seus animais de estimação. Agora, com a flexibilização da quarentena, muitos tutores estão retomando a velha rotina e os bichinhos podem estranhar ao ficar sozinhos por vários horários.
Nos últimos meses, eles se acostumaram com a presença constante dos tutores e uma mudança muito brusca pode ser traumática, principalmente para os cachorros, que são mais dependentes.
Por isso, antes de voltar à sua rotina atarefada e longe de casa , é importante readaptar seu amigo peludo à antiga realidade, assim ele não sente tanto a sua ausência.

Por que é importante preparar seu animal de estimação para voltar à rotina?
Eles nunca passaram tanto tempo ao seu lado e o distanciamento arrependido pode deixar seu cachorro inseguro, provocando mudanças de comportamento , como ficar sem comer, fazer as necessidades em locais inadequados ou roer móveis.
Além disso, alguns animais de estimação também podem desenvolver problemas emocionais , como a ansiedade de separação, um estresse agudo que surge quando o animal tem que ficar sozinho.
Portanto, é extremamente importante que você comece a adaptar seu cachorro para voltar à rotina que ele tinha antes da quarentena .
O que fazer para readaptar seu pet à rotina antiga?
Para acostumar seu animal de estimação a ficar sozinho outra vez você deve fazer uma transição de rotina tranquila e gradual, com pequenas mudanças. Veja nossas dicas para começar a se preparar para essa nova fase pós-quarentena:
Deixe-o sozinho em alguns momentos do dia

Um tempo sem ninguém por perto é fundamental para que seu cão se acostume a ficar sozinho novamente. Comece com 30 minutos duas a três vezes ao dia, durante dois dias seguidos.
No terceiro dia, você pode colocá-lo em um ambiente separado ou atrás de um portãozinho por uma hora e, no quarto dia, por duas horas. Lembre-se de dar um petisco ou brinquedo para não parecer que é um castigo.
Faça as refeições, passeios e brincadeiras nos horários regulares

É normal que a quarentena tenha alterado o horário da refeição, do passeio e brincadeiras e até de dormir. Mas, para que seu animal de estimação se acostume novamente à rotina antiga, você deve fazer essas atividades nos horários regulares.
Dê estímulos para mantê-lo ocupado

Se você já estiver ficando longas horas fora de casa, procure deixar bolinhas, mordedores, comedouros lentos e brinquedos interativos. Eles são boas ferramentas para que o cão se ocupe e não foque na sua ausência.
colocadoss

Outra solução para evitar que seu cachorro se sinta sozinho é colocar gravação de sons (rádio ou TV ligada) quando você não estiver em casa, pois o som de outras vozes humanas pode deixá-lo mais tranquilo.
Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.
E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!
Compartilhar
