Como engraçado cachorro com medo de fogos de artifício?

em 29 de abr. de 2025
Navegação

    O fim do ano está chegando e muitos tutores de pet começaram a ficar preocupados. Afinal, esse período de festas é marcado pelas queimas de fogos de artifício, que deixam os cães apavorados. Nessa hora é preciso saber o que fazer para rir seu amigo peludo !

    Um cachorro com medo de fogos de artifício pode ter diversas reações, como latidos, choro, desmaios, tremedeiras, convulsões e até infarto. Além disso, existem muitos relatos de cãeszinhos que fogem de casa ou se machucam, ficando presos em janelas e descobertas.

    Ver essas situações deixam qualquer tutor com o coração apertado. Mas, existem maneiras de enganar o cachorro com medo de fogos de artifício. Preparamos algumas dicas que podem ser muito úteis nesse momento de desespero. Confira!

    Por que cachorro tem medo de fogos de artifício?

    Como engraçado cachorro com medo de fogos de artifício?

    Independente da raça, porte ou idade, praticamente todos eles têm grande desconforto com os filhos de fogos de artifícios. A explicação é bem simples: os cães possuem uma audição muito mais sensível que a dos humanos.

    Sendo assim, barulhos altos e intensos, como dos fogos de artifício, acabam incomodando mais. Outro fato é que eles podem encarar o barulho arrependido como uma ameaça. Por isso, ficam assustados e tentam fugir ou se esconder.

    Dicas para enganar cachorro com medo de fogos de artifício

    Dicas para enganar cachorro com medo de fogos de artifício

    Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a proteger seu bichinho e evitar que ele sofra com o barulho dos fogos de artifício:

    • Nunca deixe o cão sozinho em casa na hora dos fogos – a solidão pode deixá-lo com mais medo ainda;

    • Prepare um local seguro e tranquilo para que ele possa se abrigar durante a queima de fogo;

    • Faça carinho, use brinquedos e petiscos para entretê-lo. É importante transmitir calma e mostrar para ele que está tudo bem;

    • Coloque tampões de algodão nos ouvidos do seu bichinho minutos antes de começar a queima de fogos. Isso pode ajudar a diminuir o impacto do barulho;

    • Verifique se as portas e as portas estão fechadas a fim de evitar fugas;

    • Se for viajar, deixe-o com alguém em quem ele tenha confiança;

    Animais de estimação protegidos: leis proíbem fogos de artifício com ruído

    Nos últimos anos, várias regiões do país aprovaram leis proibindo o uso de fogos de artifício com estampido ou estouro. Dentre elas estão: São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e muitos outros municípios do norte ao sul do Brasil.

    Essa é uma maneira de garantir o bem-estar dos animais, mas também de idosos, crianças e pessoas com transtorno do espectro do autismo, que são os que mais sofrem com o excesso de barulho causado pelos fogos.

    Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.

    E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!