Afinal, castrar ou não o cachorro?

em 30 de abr. de 2025
Navegação

    A decisão de castrar o cachorro pode ser um momento de dúvida, com questionamentos sobre a real necessidade do procedimento e até sobre sua segurança para o animal.

    É importante ressaltar, então, que o protocolo de castração de animais domésticos é referendado pela comunidade veterinária brasileira e mundial, pois está inserido em uma política pública como a forma mais segura e eficaz para o controle populacional, além de evitar a convencionalidade de doenças e cuidar da saúde do animal.

    Mas para sanar qualquer dúvida, nada melhor do que entender bem como é feita a castração e também todos os benefícios que castrar o cachorro pode oferecer.

    Como é feita a castração do cachorro?

    Castrar o cachorro é um procedimento cirúrgico que deve ser feito em ambulatório por um médico veterinário. O animal deve estar bem clinicamente para realizar uma cirurgia.

    A cirurgia é feita com o animal em jejum e sob anestesia geral. Consiste na retirada de testículos (machos) e retirada de ovários e útero (fêmeas). Como há a necessidade de fechamento da incisão com pontos, o pós-cirúrgico exige cuidados especiais: prescrição de medicamentos, segurança e principalmente que se evite que o próprio animal manipule a região evitando complicações no local.

    Prevenção de cara

    Castrar o cachorro tem como principal benefício a prevenção de doenças, reduzindo em até 95% os riscos do seu bicho de estimação desenvolver doenças como câncer de mama, útero, testículo e próstata, além de piometra (infecção bacteriana do útero).

    Evita gravidez indesejada e gravidez psicológica

    O controle populacional de animais domésticos é fundamental como prática de saúde pública. O número de animais abandonados ou que sofrem maus tratos é desesperador.

    E para quem tem um animal em casa, bem tratado e protegido, deve saber que isso só é possível pela sua dedicação e cuidado permanente. Então imagine sua cadela dar criação e você não tem condições de sustentar? A castração é, portanto, um planejamento favorável também para evitar este problema.

    A gravidez psicológica é outro problema que a castração pode evitar. O quadro é comum em cadeias cujo processo hormonal pode causar petrificação do leite e inflamação das mamas.

    Expectativa de vida e melhoria no comportamento do animal

    Por ser um procedimento que evita doenças graves como o surgimento de tumores, a castração é responsável por uma maior expectativa de vida do seu cachorro.

    Além disso, algumas mudanças de comportamento são perceptíveis após a castração. Quando a castração ocorre na idade certa, a prática do cachorro fazer xixi em todos os cantos da casa para demarcar território tende a desaparecer.

    Latidos e incidentes excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio, também costumam cessar.

    Campanhas de castração gratuitas

    Por ser um protocolo enquadrado nas políticas públicas de controle de zoonoses e uma questão de saúde pública, é muito fácil realizar a castração do seu cachorro de forma gratuita.

    Procure uma Secretaria especializada de sua cidade e confira as campanhas ou mutirões de castração, ou ainda os postos de atendimento que podem ser utilizados durante todo o ano.

    Além disso, diversas ONGs que tratam da causa animal também fazem trabalhos de apoio e podem dar a orientação adequada. O importante é cuidar da saúde do seu cachorro com o carinho que ele merece.