4 atividades para exercitar seu pet dentro de casa

em 29 de abr. de 2025
Navegação

    Fazer passeios ou brincadeiras ao ar livre com seu cachorro nem sempre é possível, seja pela falta de tempo, condições climáticas ou outros fatores que tornem necessário algum tipo de reclusão. Para mantê-lo ativo e saudável, você pode fazer atividades que exercitem seu bichinho em casa.

    Fique tranquilo! Não estamos falando de nada mirabolante ou que vai precisar de muito espaço. Existem várias maneiras simples de fazer seu amigo de quatro patas gastar energia dentro de casa.

    Antes, vamos entender os benefícios da atividade física para o seu cachorro e depois contamos algumas brincadeiras que você pode fazer para exercitar seu animal de estimação sem sair de casa.

    Por que a atividade física é tão importante para o cachorro?

    Os cachorros precisam de exercícios físicos diariamente para gastar a energia e manter a saúde em dia. A prática regular de exercícios garante mais qualidade de vida ao seu animal de estimação, prevenindo doenças como obesidade e problemas no coração. Além disso, ajuda a reduzir problemas comportamentais relacionados à ansiedade e deixa seu amiguinho mais calmo e feliz.

    Não importa a idade, raça ou tamanho, todos precisam ser treinados. Cães maiores precisam de um nível maior de atividade física, enquanto os de pequeno porte devem fazer atividades mais leves e curtas. 

    Atividades para exercitar seu pet dentro de casa

    1) Cabo de guerra: você só precisa de um pedaço de corda para realizar essa atividade. É bem simples e divertido: você puxa a corda de um lado e seu pet puxa do outro lado com os dentes. Evite colocar muita força ou puxar demais, isso pode machucar os dentes do seu bichinho. Ah, e o mais importante, de vez em quando, deixe-o vencer;

    2) Subir e descer alguma escada: aproveite as escadas de sua casa ou condomínio (se for permitido) para treinar seu cachorro. Esse tipo de atividade será exigido que você e seu animal de estimação tenham disposição e condicionamento físico. Por isso, essa brincadeira não é indicada para cachorros idosos, com problemas de coração ou disposição para artrite;

    3) Caça-ração: para deixar a hora da comida mais animada, você pode esconder a ração pela casa e depois fazer seu cachorro “caçar a ração”. Além disso, essa é uma estratégia para estimular o faro do seu amiguinho. No começo, deixe uma comida em locais que ele encontre facilmente. Depois, conforme ele entendendo a dinâmica da atividade, esconda a comida em lugares mais difíceis. Utilize também petiscos para deixar a brincadeira ainda mais divertida, conheça nossa linha de petiscos Crock .

    4) Pista de obstáculos: a ideia aqui é criar um percurso para ele pular, correr, descer e subir. Pegue o que você tem em casa mesmo: vassouras, almofadas, bancos, pufes, entre outros itens que estão de acordo com o tamanho do seu cão. Aí, incentivo-o a pular com petiscos e brinquedos que ele gosta.

    Agora você está pronto para começar a se divertir com seu amigo de quatro patas também dentro de casa. Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.

    E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!